Tendências de marketing digital em 2024
Para uma empresa se destacar, inevitavelmente terá que acompanhar tendências de marketing digital. Ao investir em estratégias, a marca consegue se aproximar do seu público, se destacar entre os concorrentes e, com isso, gerar mais leads qualificados. Com o esforço certo, as vendas aumentam.
Um ponto positivo é que o marketing digital é mais assertivo e permite um melhor acompanhamento da performance das campanhas. Sem falar que sempre há novidades na área, criadas com o objetivo de facilitar e otimizar o trabalho dos profissionais que atuam no setor.
O ano de 2023 trouxe algumas mudanças significativas para o marketing, com destaque para o uso de ferramentas de inteligência artificial, tanto na produção de conteúdo quanto no processamento de dados. Neste ano, elas continuam em alta, mas o uso tem sido aprimorado, com modificações para tornar o resultado mais humanizado.
A Hoogli trouxe hoje uma lista com 7 tendências de marketing digital em 2024. Confira!
Por que usar tendências de marketing digital na sua estratégia
O marketing digital veio para ficar, graças a seus resultados e aos custos bem inferiores em relação ao marketing tradicional. Seus benefícios também incluem um alcance muito maior, assim como melhor precisão ao rastrear as ações, tornando o gerenciamento do orçamento mais fácil.
Sem falar nas possibilidades de engajamento, já que as redes sociais são um ambiente que proporciona um contato mais próximo entre as empresas e seus consumidores.
Conheça outras vantagens do marketing digital:
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Alcance
Qual é o limite da internet? É muito difícil de dizer, pois estamos sempre conectados. As marcas que adotam tendências de marketing digital em suas estratégias alcançam um número maior de pessoas.
Sem a limitação física, uma marca local poderia até mesmo fazer sucesso fora do seu município, estado ou país. É o poder da internet. O alcance, mesmo orgânico, é muito grande, o que é uma boa oportunidade para trabalhar o funil de vendas, por exemplo.
No funil, as pessoas que estão "no topo" são justamente aqueles que ainda não sabem qual é o problema deles e como eles podem resolvê-lo. Com o alcance da sua marca, você pode sair na frente quando essa pessoa resolver buscar seu produto ou serviço.
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Segmentação
Outro ponto positivo do marketing digital é que ele permite uma melhor segmentação, que por sua vez resulta em um esforço mais direcionado. No fim das contas, economiza-se tempo e dinheiro.
Além disso, com a segmentação, as empresas que têm orçamentos menores conseguem se planejar e investir em algumas ações.
É um recurso muito útil para produtos e serviços muito nichados, negócios locais e campanhas pontuais, como lançamentos de produtos novos voltados para um público muito específico.
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Geração de leads
Gerar leads é o primeiro passo para converter as vendas. Com o marketing digital, fica muito mais acessível conseguir uma base de leads que podem ser trabalhados até que eles tomem a decisão de consumir a marca, ou que voltem a comprar com a empresa.
Para qualificar melhor esses leads, uma dica é investir em materiais ricos. E-books, vídeos, webinars e infográficos são alguns exemplos. Nestes casos, é oferecido um conteúdo educativo, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor para um problema que talvez ele ainda não saiba que tem ou que ele não sabe como resolver.
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Vendas
As tendências de marketing digital são desenvolvidas para atingir um objetivo: vender. Para alcançar essa meta, não dá para apenas começar a seguir tendências, é preciso fazer um planejamento estratégico, levando em consideração a importância de cada parte desse processo.
Com o marketing digital, é possível usar redes sociais, sites, landing pages, marketplaces e até canais como Whatsapp e Telegram para facilitar a venda. Como já foi dito, as possibilidades são muitas, e com o aperfeiçoamento das ferramentas, o processo se torna ainda mais fácil.
Marketing e Vendas: a integração de estratégias de sucesso!
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Visibilidade
Antes do marketing digital, uma marca que queria ter uma grande visibilidade precisava colocar um anúncio num outdoor ou fazer um comercial de televisão. Além dos custos, havia a limitação física do espaço. Basicamente, só tinha visibilidade quem podia pagar por ela.
Agora, uma boa estratégia digital é capaz de atrair visibilidade mesmo fora do público-alvo. Várias empresas de segmentos específicos conseguiram criar uma presença sólida e se tornarem conhecidas simplesmente por desenvolverem a estratégia certa nas redes sociais.
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Possibilidade de crescimento orgânico
Relacionado à visibilidade, existe também a possibilidade de crescimento orgânico, ou seja, sem a necessidade de pagar impulsionamento, as famosas Ads. É um trabalho que requer constância, análise de resultados e acompanhamento de tendências.
As redes sociais são as melhores ferramentas para potencializar o crescimento da marca. Elas possibilitam parcerias, viralização de vídeos e posts que acabam caindo nas graças dos usuários.
Vários produtos de nicho conseguiram crescer interagindo com a comunidade certa, e consequentemente, fazendo com que o produto se tornasse conhecido famoso no nicho em questão.
As principais tendências para o marketing em 2024
Todo ano, novas ferramentas e tendências são desenvolvidas, a partir de pesquisas e testes, que contribuem para o trabalho dos profissionais da área de marketing. Criadores de conteúdo também acompanham essas novidades, pois são diretamente afetados por elas.
Nem tudo é exatamente uma inovação, como foi o Chat GPT, pois é comum que os desenvolvedores trabalhem para aperfeiçoar e expandir certos produtos e ferramentas.
Veja agora quais são as tendências de marketing digital que já estão fazendo sucesso em 2024:
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Inteligência artificial (IA)
A inteligência artificial provou que veio para ficar e seu uso está cada vez mais difundido. As ferramentas de IA são aplicadas de diversas maneiras no marketing digital: criação de conteúdo, automação e análise de dados e de códigos são as principais.
Na busca por leads qualificados, a IA traz a possibilidade de compreender melhor as preferências e os sentimentos dos consumidores. Este conhecimento é essencial para a construção de uma estratégia eficaz, que irá atrair da forma correta o melhor público.
Quanto à produção de conteúdo, as ferramentas de inteligência artificial otimizam as equipes responsáveis por e-mails marketing, pop-us, dentre outros. Isso é possível graças à capacidade desses recursos de sugerirem títulos ou sintetizar textos de assuntos mais complexos, por exemplo.
No entanto, em 2024, o esforço é para humanizar o material produzido por essas inteligências. Textos não revisados por pessoas, tanto em relação à gramática quanto à veracidade das informações, perdem espaço no rankeamento do Google, dificultando o trabalho de SEO.
Por isso, é preciso cuidado no uso das ferramentas de IA, para que elas não compliquem as atividades, em vez de aumentar sua produtividade e eficiência.
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Nano e micro influenciadores
Essa tendência já foi uma aposta há alguns anos, quando as marcas estavam buscando construir autoridade em mercados específicos. Elas preferiam usar influenciadores menores, cientes de que a audiência daquela ação seria mais qualificada.
Em 2024, o mercado se volta para os nano e micro influenciadores, mais influentes sobre seus seguidores. Os benefícios deste tipo de parceria são muitos. O alcance limitado dessas pessoas é compensado pela autoridade, já que a recomendação deles é quase semelhante à de uma pessoa conhecida, ou seja, é vista com muito menos desconfiança pelo público.
O influenciador menor também transmite a ideia de ser mais orgânico, diferentemente de perfis muito grandes, com uma realidade muito diferente, e que claramente vivem apenas de fazer parcerias. A marca consegue criar uma identificação melhor com o público, pois o parceiro é uma pessoa que tem um dia a dia mais comum.
Tem ainda o fator de que as pessoas torcem pelo sucesso de quem eles acreditam que têm talento. Se essa pessoa tiver uma grande oportunidade junto a uma marca, ela leva credibilidade e faz com que o público queira consumir o que está sendo divulgado, numa forma de valorizar a empresa.
Por fim há o custo-benefício. O valor de investimento da parceria será menor, e o retorno pode ser muito maior. Estudos comprovam que quase 90% do público prefere que as empresas usem clientes reais - nano e micro influenciadores se assemelham a esse perfil.
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Collabs
Outra tendência que vem ganhando força e se consolida nesse ano de 2024. As colaborações entre as marcas, ou collabs, têm como vantagens o aumento do público-alvo, a conexão com outros líderes de mercados e recursos maiores para as campanhas.
O ecossistema de parcerias descobriu sua força e virou alvo de campanhas grandes. As ações de co-markerting podem ser feitas por empresas de um mesmo segmento de atuação, mas não é uma regra. Pode ser também de marcas que atuam em ramos completamente diferentes, mas se unem no lançamento de um produto ou serviço novo.
O tamanho das empresas também não importa. No final das contas, além do potencial de atrair consumidores de marcas diferentes, há também a possibilidade de pautar as redes sociais, se o produto for inovador o suficiente ou se as estratégias digitais forem bem construídas.
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Conteúdo em vídeo curtos
Com o crescimento do Tik Tok, do Reels e dos Shorts, não é surpresa que os vídeos curtos tenham virado a preferência dos usuários, sobretudo a geração Z. De acordo com um estudo da Her Campus Media, os jovens desta faixa etária preferem fazer pesquisas no próprio Tik Tok do que utilizar o Google como buscador.
Para quem trabalha com marketing, esse dado não pode ser desconsiderado. Uma boa parte dos usuários valoriza o conteúdo em vídeo mais curto pelos mesmos motivos que preferem os nano e micro influenciadores. Quanto mais simples e menos produzido, mais credibilidade traz, pois parece mais orgânico.
Vídeos curtos são fáceis de serem vistos e de serem compartilhados, trazem informações mais diretas e resumidas, portanto, trazem uma melhor experiência a quem está assistindo.
Qualquer segmento pode se adequar a essa preferência, mas isso não quer dizer que esta é a única maneira de se produzir vídeos. Tudo depende da campanha e de qual é a proposta definida na estratégia de divulgação.
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Marketing de podcast
Pode-se dizer que o marketing de podcast está em crescimento há muitos anos, quando a internet passou a consumir esse conteúdo nas mais diversas plataformas. De acordo com o relatório DataReportal 2023, o Brasil é o país que mais ouve este formato.
O marketing de podcast é um formato novo de conteúdo, que permite ser trabalhado de diversas maneiras. Uma marca pode falar de temas urgentes e atuais, como ESG, sustentabilidade e outros desafios que impactam o nosso dia a dia, como forma de dizer ao público que a empresa tem preocupação socioambiental. Mas as possibilidades vão muito além disso.
Falar sobre o mercado em que está inserido, trazer casos cômicos, entrevistar pessoas notórias e contar curiosidades sobre o passado da empresa são outras ideias que têm sido amplamente usadas em podcasts de sucesso.
Este formato permite liberdade criativa nas pautas, e é uma ótima maneira de conexão com o público, sem trazer toda aquela formalidade. Os benefícios variam conforme os objetivos que são traçados para os podcasts.
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Comunidades
A criação de comunidades é uma estratégia para criar uma base de leads qualificados e é uma tendência forte neste 2024. Ela vem da necessidade das empresas de criarem um diálogo mais espontâneo, que vai gerar maior proximidade com seu público.
Segundo a Hubspot, um em cada cinco usuários já se juntou a uma comunidade online nos últimos cinco anos. Além da geração de leads, as comunidades também trazem outras grandes vantagens para as marcas, principalmente as que trabalham com nichos bem segmentados.
O senso de pertencimento dos consumidores é muito importante para criar um vínculo forte entre a marca e a sua comunidade. Além disso, a empresa tem feedbacks valiosos e sinceros em mãos, que permitem a otimização da experiência do cliente.
Essa comunidade poderia ser um grupo no Whatsapp ou Telegram, no Discord, no X (antigo Twitter), no Instagram, ou poderia ser apenas hashtags no Tik Tok.
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Fim dos cookies
A Google anunciou para este ano de 2024 o fim dos cookies no Google Chrome, e outras big techs também têm se mobilizado para oferecer maior segurança aos seus usuários.
Com o fim desse modelo, que coletava cookies de terceiros, a tendência é a utilização dos dados primários, chamados de first-party data, que são aqueles colhidos pelas próprias empresas por meio de formulários.
Mais uma vez, os materiais ricos são uma boa oportunidade de coleta de dados, pois é possível pedir dados como email e telefone.
Para as marcas, é importante pensar em oferecer conteúdos autorais, criativos e informativos, que vão permitir a entrada de leads qualificados no funil de vendas.
Quais tendências funcionam melhor?
Não existe certo ou errado quando falamos de estratégias de marketing digital, mas sim, o que é mais adequado para o seu negócio. É essencial observar o segmento em que a empresa atua, seus concorrentes, seu posicionamento e seus objetivos, para escolher quais são as melhores tendências.
Uma equipe profissional saberá extrair informações valiosas para montar estratégias digitais eficientes. Aqui na Hoogli, contamos com profissionais qualificados e especializados para atender às expectativas dos clientes.
Uma boa presença digital começa com a criação de um site, e passa pela gestão de SEO e tráfego pago. Para demonstrar autoridade e qualidade, é preciso investir também em produção audiovisual, e fazer o gerenciamento do seu negócio no Google.
Se é isso que você busca, na Hoogli você consegue todos os serviços em um mesmo lugar. Estamos sempre atentos às tendências de marketing digital que otimizam as entregas dos nossos clientes. Entre em contato com a gente e saiba como conquistar leads de qualidade!