Shadowban: Tudo O Que Você Precisa Saber
Shadowban. Aposto que você já ouviu esse termo por aí, visto que o interesse nesse assunto tem crescido desde 2015 segundo o Google Trends. A dúvida mais recorrente é como identificar e lidar com ele.
Mas, afinal, o que é shadowban? Não existe um consenso sobre o que ele realmente é, e muitas plataformas até negam adotar essa postura (o que difere do que vemos em suas práticas).
Ao longo desse texto você vai entender como identificar e lidar com o shadowban, entendendo práticas recomendadas vindas de usuários que passaram por essa penalidade. Boa leitura!
Começando pelo começo
O uso das redes sociais é de grande importância nos dias atuais, não podemos negar. Mas, é crucial lembrar que todas as plataformas possuem regras de uso e de boas práticas, e não segui-las pode gerar consequências, como o shadowban.
Shadowban é popularmente conhecido como a prática exercida pelas redes sociais de limitar o alcance das publicações de um usuário temporariamente, sem qualquer notificação ou aviso a ele.
Shadow = Sombra, Ban = Banimento, ou seja, banimento nas sombras. Passar pelo shadowban traz grandes impactos e consequências para sua estratégia de conteúdo, visto que você já não alcança mais os seus seguidores.
A parte mais difícil em lidar com o shadowban é o fato de que as redes sociais não informam ao usuário e nem aos seus seguidores que essa penalidade foi aplicada, muito menos o porquê dela ser aplicada, sendo percebido apenas na prática, ao perceber que o seu alcance já não é mais o mesmo (ou seja, que ele está consideravelmente menor).
Por isso, decidi trazer aqui algumas informações essenciais e boas práticas para que você possa aprender a lidar com o shadowban independente da plataforma!
Mas antes…
Antes de trazer a você as práticas recomendadas para lidar com o shadowban, vamos entender o que normalmente leva a essa punição:
- Utilização de bots ou ferramentas de automação (para seguir ou comentar rapidamente, conseguir novos seguidores e etc.);
- Violação de termos de uso da plataforma;
- Utilização de hashtags banidas;
- Grande frequência de denúncia por conteúdos inapropriados;
- Seguir, postar ou comentar com grande frequência em um curto período de tempo.
Esses 5 motivos normalmente são os que mais trazem consigo o shadowban. Por isso, é de grande importância estar atento a maneira que você age dentro da plataforma, para que esteja tudo de acordo com o manual de conduta do usuário.
Lembrando: Todas as plataformas disponibilizam manuais de como o usuário deve agir ao se utilizar dela. É de grande importância lê-lo para que sua estratégia dentro de cada plataforma esteja de acordo e não seja prejudicada por fugir deste manual.
Leia também: Gerenciamento de redes sociais em Brasília
Agora, como lidar com o shadowban?
Não há como ter certeza sobre o shadowban, já que as plataformas não informam a você sobre essa penalidade. Por isso, você precisa estar atento caso o seu alcance tenha caído de maneira abrupta repentinamente, em mais de uma publicação. Se isso aconteceu, você provavelmente está sofrendo as consequências do shadowban.
Então, como lidar com isso? Para te falar a verdade, não existe um consenso neste assunto. Mas existem práticas recomendadas pelos próprios usuários que já passaram - e saíram - de um shadowban, que são:
- Se você usa bots ou ferramentas de automação, é hora de parar de usá-los e desvinculá-los completamente da sua conta. As plataformas abominam a automação;
- No instagram, há relatos de ser necessário uma pausa de 48 horas (dois dias) sem publicar qualquer conteúdo, quase como um “detox” da sua conta;
- Volte a produzir conteúdo respeitando todos os termos de uso da plataforma (e, de novo, friso a importância de lê-los e segui-los à risca, para que a sua estratégia dentro da plataforma não seja afetada.);
- Fique por dentro de todas as atualizações da plataforma onde você produz seu conteúdo. Pesquise por novidades, por hashtags banidas, o que deve ser feito ou evitado.
- Utilize ao máximo na sua estratégia de conteúdo todas as ferramentas que a plataforma disponibiliza para você. Como no instagram, por exemplo, busque sempre utilizar reels, carrosséis, stories e etc.
Seguindo esses passos, rapidamente o shadowban será revertido e a sua conta voltará ao seu desempenho normal.
Para finalizar
Agora você sabe o que é shadowban, como identificá-lo e como lidar com ele. Mas esse não é o único desafio quando se trata de lidar com redes sociais e produzir conteúdos.
Se você quer realmente se destacar no meio de tantas marcas e produtores de conteúdo dentro das redes sociais, você precisa contar com a Hoogli!
Somos especialistas em gerenciamento de redes sociais e marketing digital, trazendo sempre a melhor estratégia para o seu posicionamento dentro do mundo digital.
Entre agora em contato e transforme o seu negócio dentro do mundo digital.