Saiba como melhorar a sua campanha em datas comemorativas

Saiba como melhorar a sua campanha em datas comemorativas
 

Agora que já passou o Dia dos Pais, é possível analisar se a sua empresa teve um aproveitamento satisfatório dessa data comemorativa tão importante para o mercado respondendo três perguntas básicas: houve captação de leads? Suas vendas aumentaram? Você conseguiu criar proximidade com o consumidor? 

 

Caso a sua resposta seja 'não' para uma dessas perguntas, é importante que você reveja a sua campanha e entenda onde melhorar para que, nas próximas datas comemorativas, você tenha um aproveitamento muito maior do que o seu investimento. A equipe Hoogli vai te ajudar nesse processo!

 

Como abordar o meu público?

 

Em datas comemorativas como o Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados, as três maiores datas para o mercado no Brasil, é comum que o seu público esteja mais aberto para receber campanhas publicitárias em diferentes canais. No entanto, é a maneira como você comunica que irá garantir o seu destaque dos concorrentes.

 

A campanha deve visar o engajamento e a aproximação com o consumidor, abordando o seu público com conteúdos diferentes, personalizados, e que causam identificação. De acordo com pesquisas recentes do Google, mais da metade dos pais não se sentem representados pelas campanhas publicitárias atuais.

 

Confira 8 dicas para melhorar a comunicação com a sua audiência:

 

Crie um calendário editorial 

O primeiro passo para a comunicação é, com certeza, a produção de conteúdo. Mas para que essa produção ocorra de maneira organizada, sem esquecer de datas importantes, é essencial a criação de um calendário editorial, que irá estruturar todos os tipos de publicação e atender os níveis do funil de marketing. 

 

Personalize o layout do site

É importante que o seu site esteja sendo atualizado constantemente, passando credibilidade e segurança para os seus clientes. Por isso, em datas comemorativas, crie páginas específicas, landing pages, banners ou mesmo pop-ups, mas mostre que a sua empresa está preparada para servir atendimento personalizado para aquele momento.

 

Promova ações nas redes sociais

Além do site, as suas redes sociais também devem estar alinhadas com a campanha vigente. É por meio desses canais que você conseguirá criar contato com o seu público, podendo ser pela emoção, por conteúdos interessantes e chamativos, além, é claro, de interações que geram também conhecimento do seu público-alvo.

 

Realize sorteios

É comum que nessas datas sejam realizados sorteios, gerando engajamento e promovendo a empresa. Para que isso ocorra de forma prática, recomendamos a criação de uma hotpage que irá colher as informações das pessoas e captar novos leads. Sugerimos também que, após a finalização do sorteio, seja enviado um cupom de desconto para os demais que concorreram, gerando empatia e conexão com a empresa. 

 

Invista em e-mail marketing

Não, o e-mail não está morto! Há pesquisas que mostram como o e-mail marketing é importante para toda campanha de venda, desde que, é claro, seja feito da maneira correta. Em datas familiares, no entanto, recomendamos que seja enviado uma solicitação, perguntando se a pessoa quer receber esse tipo de conteúdo, tendo em vista que ela pode ter passado por uma perda recente ou não ter mais contato com a família. 

 

Alcance o topo do Google

Datas comemorativas costumam aumentar a procura de produtos cerca de apenas 3 semanas antes e acabam junto com o dia, por isso impulsionar o seu material ajuda a ganhar tempo na captação de leads. Você pode usar ferramentas como o Google Ads, por exemplo, ou ranquear de forma orgânica o seu site com a ajuda de especialistas em SEO.

 

Crie uma lista de sugestões de presentes

Essa lista pode estar disponível no seu próprio site, como a Amazon costuma fazer, ou ainda pode aparecer em um e-mail marketing. Essa sugestão de produtos ajuda na decisão do cliente, por isso é preciso que nela estejam disponíveis produtos de preços variados.

 

Aposte na diversidade

Como já comentamos acima, muitos brasileiros não conseguem se identificar com as campanhas publicitárias atuais e isso é gerado, principalmente, pela falta de diversidade. É preciso entender que a sociedade mudou – os modelos de famílias são outros e quem antes era invisibilizado agora luta cada dia mais pela visibilidade. Por isso, aposte na representação da diversidade! 

 

Como é o comportamento de busca?

 

Outra estratégia importante para as datas comemorativas é entender como funciona o comportamento de busca das pessoas durante esse período. Nos últimos anos, por exemplo, a busca por Dia dos Pais teve um crescimento significativo no Google. 

 

É preciso estar atento aos principais canais utilizados nas datas e as principais palavras usadas nas pesquisas, como "presente no Dia dos Pais", "promoção no Dia dos Pais". As empresas que conseguirem ranquear no Google com essas palavras-chaves irão conseguir mais leads e, provavelmente, gerar mais vendas. 

 

Interesse por "melhor" vs. "barato"

 

Falando em buscas no Google, é importante destacar que preço nem sempre é o maior fator na decisão de compra. O comportamento do consumidor é muito mais complexo e passou por mudanças com o crescimento do e-commerce, necessitando de uma análise detalhada para realizar o melhor Marketing Digital. 

 

De acordo com pesquisa recente do Google, nos últimos anos, ao comparar produtos para tomar a decisão de compra, a busca por "melhor" superou, e muito, o interesse por "barato" nas buscas globais. 

 

Isso torna o entendimento do comportamento do consumidor ainda mais complexo, visto que o conceito de "melhor" envolve muitos fatores, como preço, qualidade ou ainda popularidade. Mas é uma mudança significativa e demonstra que a qualidade já se tornou um destaque.

 

Ainda segundo a pesquisa, que contou com a ajuda da agência The Behavioural Architects, após o gatilho de compra, que pode ser feito por um anúncio nas redes sociais, por exemplo, o consumidor permanece entre exploração e avaliação o tempo necessário para ser convencido da compra. 

 

Podemos observar, portanto, a importância de um bom conteúdo para o seu site, com Call To Action (CTA), informações relevantes, agilidade e atualizações recentes. Tudo isso influencia a exploração e a avaliação do consumidor. 

 

Conte com a Hoogli para melhorar as suas campanhas

 

Nós podemos te ajudar a colocar todas as dicas aqui compartilhadas em prática! A Hoogli é uma agência de Marketing Digital, em Brasília, focada em entregar resultados, oferecendo o pacote completo para otimizar o seu site e suas redes sociais. Entre em contato com a nossa equipe e gere mais conversões nas próximas campanhas.

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