Podcast Como Estratégia de Marketing: Entenda a Relação
O podcast é um formato de comunicação que, nos últimos anos, teve um crescimento exponencial. Conforme foi se tornando mais conhecido, também começou a chamar a atenção de diversos produtores de conteúdo.
Essa estratégia foi capaz de mudar muita coisa do ramo da comunicação, por isso, é essencial saber como ela pode beneficiar sua empresa. Por se tratar de um conteúdo exclusivamente de áudio, ele se assemelha bastante a um programa de rádio mas que pode ser acessado a qualquer momento.
Esse tipo de mídia acabou se tornando uma forma interessante de aproximar leads de empresas, que de forma mais direta, conseguem criar uma relação mais próxima com os ouvintes.
Neste artigo você encontrará todas as principais informações essenciais para utilizar o podcast como estratégia de marketing para sua empresa.
Confira os tópicos abordados:
- O que é podcast?;
- Entendendo o podcasts como novo formato de conteúdo;
- Por que usar o podcast como estratégia digital?;
- Dicas de como produzir um podcast;
- Vantagens do programa no meio marketing digital.
Boa leitura!
O que é podcast?
Para você entender melhor o que é podcast, vamos voltar à comparação com um programa de rádio. O que diferencia um do outro são alguns fatores como o fato de não ser ao vivo e o conteúdo debatido ser produzido sob demanda.
Em outras palavras, o podcast é um meio de comunicação que tem como base o áudio marketing. Por isso, o que torna esse formato tão especial é o fato de criar uma ligação única com o usuário, o que pode aumentar consideravelmente as chances de capturas de leads.
Hoje em dia é muito fácil encontrarmos diversos podcasts que tratam dos mais variados temas, indo desde política até teorias sobre desenhos animados infantis. Isso significa que, de certo modo, o podcast é uma opção bastante democrática e de fácil acesso para o consumidor.
Um ponto a ser considerado é que os podcasts podem estabelecer uma conexão mais direta e única com o público. Mas, por que isso acontece? Essa é fácil: os podcasts são separados por segmentos específicos, ou seja, existem programas destinados para todos os tipos de nichos de ouvintes.
Podcasts como novo formato de conteúdo
Postagens em redes sociais (87,4%), blogs (64,5%) e vídeos (52,8%) são os tipos de conteúdo mais usados pelas empresas. Porém, embora essas estratégias sejam eficazes, não são as únicas estratégias de marketing de conteúdo, sabia?
No Brasil, o podcast vem aumentando sua visibilidade e pode receber mais atenção da marca nos próximos meses.
Levantamento do Ibope mostra que 40% dos internautas brasileiros já ouviram programas de áudio pela internet. Jovens, homens e membros das classes A e B são o público principal.
Claro, para adotar esse formato de conteúdo, você precisa ter uma visão geral do seu público. Portanto, descubra se os consumidores de sua marca desejam consumir conteúdo de áudio. Você pode realizar pesquisas sobre isso e/ou iniciar um programa piloto para verificar a aceitação do público.
Além disso, planeje o estado da gravação. Além dos equipamentos necessários para a gravação, defina seus objetivos, assunto do podcast, roteiro, formato (por exemplo, entrevistas, mesas redondas ou apenas conversas com o público).
No entanto, se você não planeja gravar um podcast, pode aproveitar esse formato de outras maneiras. Por exemplo, você pode anunciar em podcasts de terceiros. De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, o retorno gerado pela publicidade em podcasts é 4,4 vezes o de outras mídias digitais.
Por que usar o podcast como estratégia digital?
Como dito de forma breve anteriormente, uma das características mais atrativas dos podcasts é proporcionar essa ligação de proximidade com o ouvinte. Em um mundo cada vez mais acelerado, é importante sabermos como prender a atenção do público de modo a gerar uma conexão mais intimista.
Perceba que, ao ter esse tipo de vínculo (que está cada vez mais raro no meio digital), os produtores de conteúdo conseguem algo que muitas pessoas lutam por: a atenção do usuário. Assim, as chances de converter esses ouvintes em leads aumentam consideravelmente. Demais, né?
Essa estratégia ainda ajuda a alcançar mais destaque à sua empresa, impulsionando assim os esforços relacionados ao inbound marketing. Por ser um programa destinado a determinados nichos, um programa de podcast pode ter as respostas exatas que o usuário está procurando.
São inúmeras as vantagens que um podcast pode proporcionar a uma empresa. Logo abaixo, confira as principais vantagens de utilizar essa estratégia para dar mais notoriedade ao seu mercado.
- Gera mais proximidade entre pessoa e conteúdo;
- Pode ser produzido nas mais diversas formas, como entrevistas, programas de bate papo, notícias, entre outros.
- Por ser bem versátil, essa estratégia pode ser utilizado em vários nichos;
- O formato interativo faz com que a disseminação de conteúdo seja mais leve;
- Baixo custo de produção.
Alavanque seu negócio!
Agora que você entendeu mais sobre essa promissora estratégia de marketing para 2022, comece a aplicá-la em sua empresa para obter melhores resultados do que nos últimos meses!
Lembre-se de que o marketing precisa acompanhar as mudanças da sociedade e da tecnologia para manter a competitividade da empresa. Portanto, vale a pena testar novos métodos para entender como sua empresa deve operar no mundo de hoje, a fim de construir mais afinidade com os consumidores.
Para qualquer dúvida, entre em contato com a Hoogli e tenha a certeza de um trabalho profissional!
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