O impacto da transformação digital na experiência do cliente
O mundo já passou por mudanças significativas ao longo dos séculos, fundamentais para a humanidade continuar percorrendo sua jornada de evolução. Para isso, é necessário ocorrer uma adaptação constante as novas tecnologias propostas pela sociedade, que se apresentam de maneira incessante.
Partindo deste ponto, destacamos o processo de transformação digital, que estimula em especial a evolução de empresas rumo às novas demandas do mercado. Isso se dá pela mudança do comportamento do consumidor online, que está cada vez mais exigente frente as ofertas do mercado.
Com isso, todo o cenário digital sofre com os impactos dessa transformação, culminando na mudança abrupta de diversos negócios aos novos comportamentos apresentados pelos consumidores online. São impactos significativos a todas as frentes de um empreendimento e estimulam ainda o processamento de linguagem natural.
Os efeitos da transformação digital ressoam especialmente na experiência do cliente, que deseja que suas altas expectativas sejam supridas com eficiência e qualidade no dia a dia. Por isso, o tema se tornou de extrema importância para os segmentos presentes no digital.
Pensando nisso, neste artigo, a Hoogli, agência de marketing digital, antenada às principais tendências do mercado digital, destaca como a transformação digital pode impulsionar o crescimento de empresas no digital, confira!
O que é transformação digital?
O mercado digital se desenvolve rapidamente e estimula a expansão acelerada dos negócios, por isso, é necessário estar atento as principais tendências propostas por ele. Assim como a transformação digital, que muda a maneira que as empresas se comportam no digital.
Sabe-se que a transformação digital ocorre nas empresas quando o digital é implementado em todos os processos do negócio, ou seja, é necessário que todas as demandas sejam cumpridas de maneira ágil. Com isso, o desempenho de toda a operação é elevado e as atividades são realizadas de maneira mais célere.
Para além da otimização de processos internos, qual seria a importância da implementação da transformação digital?
Para responder a este questionamento, devemos colocar em prioridade a mentalidade do consumidor, que está cada vez mais alinhada com as atualizações do cenário digital, que surpreende dia após dias com suas inovações. Sendo assim, torna-se responsabilidade das empresas entregar as exigências dessa nossa nova realidade.
Porém, para isso, o caminho a ser percorrido envolve desafios, que incitam, não somente a mudança de processos internos, como também, a transformação da mentalidade cultural.
Considerando isso, destacamos a transformação digital como sustentação para manter as empresas vivas atualmente, visto que é exigido constantemente mais modernidade por parte delas.
Dessa forma, a vontade do consumidor é atendida e o desempenho do negócio é elevado, gerando uma expansão acelerada do negócio, para alcançar cada vez mais pessoas. É o tipo de impacto que gera mudanças em todo o mundo.
Pilares da transformação digital
Para introduzir a transformação digital da melhor maneira em uma empresa é preciso ter plena consciência sobre os pilares que a constituem para tomar decisões condizentes com tais diretrizes. Os preceitos surgiram há muito tempo com a publicação do artigo A Mathematical Theory of Communication, em 1948.
O artigo, escrito pelo matemático e engenheiro Dr. Claude Shannon, lhe rendeu posteriormente a nomeação de pai das comunicações digitais modernas e da teoria da informação, sobre a qual toda a internet foi desenvolvida.
Por isso, é necessário ter tais pilares como base para direcionar ações e estratégias que visam a transformação digital. Destacaremos mais de cada um desses pilares a seguir:
Cliente
A transformação digital põem em relevância a experiência do cliente como ponto de partida para o sucesso de qualquer empresa, com isso, o consumidor é o primeiro pilar a se considerar. Ao colocar o cliente no centro da estratégia, é possível que as empresas se alinhem com suas expectativas e passem a supri-las da melhor maneira
Esse ponto é fundamental ainda mais quando consideramos o chamado “cliente omnichannel”, que valoriza a experiência de compra e é exigente perante as ofertas do mercado. Este consumidor se atenta a todas as opções, influenciado diretamente pela experiência proporcionada pelas empresas antes de concretizar a sua compra.
Sendo assim, para elevarem suas receitas, as empresas passam a considerar não somente a concretização de compras e focam também na conexão com o consumidor e em sua fidelização como cliente. Com isso, é possível gerar uma relação reciproca com o consumidor, contribuindo com a descomplicação do processo de vendas.
Competição
O segundo pilar da transformação digital é a competição, preceito que amplia as possibilidades tanto do cliente quanto dos empresários. Isso se dá especialmente pelas relações de parceria estabelecidas no mercado, que antes eram vistas como aspecto extremamente negativo aos negócios.
Atualmente, é possível conquistar parceiros num mesmo segmento, visto que existe um vasto campo de oportunidades para as empresas. Porém, essas relações de parceria não interferem na corrida acirrada entre os concorrentes, ainda mais quando consideramos o objetivo em comum entre eles: a elevação de receita.
Dessa forma, a transformação digital não é direcionada para uma amostra de valores entre marcas, e sim para a concorrência de influência entre elas. Por isso, torna-se cada vez mais importante buscar estar em relevância no mercado digital, a fim de que tal objetivo seja alcançado, especialmente quando condiera-se a competição nas redes sociais.
Dados
Seguimos para o terceiro pilar da transformação digital, os dados. Pilar bastante negligenciado, mas fundamental para o sucesso de qualquer marca, especialmente quando tratamos do comércio digital.
Antigamente, as estratégias numa organização eram determinadas apenas por preceitos implícitos, atualmente, são traçadas com base em fatos, arquivados por meio de diversos tipos de tecnologia de armazenamento em nuvem. Dessa forma, torna-se possível manter a análise sobre dados que ditam o comportamento do usuário e suas tendências de consumo.
Porém, a análise de dados deve ser realizada por especialistas com ampla experiência no assunto, visto que tais informações são de extrema importância e, muita das vezes, de extrema complexidade. Por esse motivo, muitas empresas têm deixado este pilar de lado, contribuindo para o seu próprio atraso e fracasso.
Inovação
O termo inovação e transformação se entrelaçam naturalmente, dessa forma, subsistem em um mesmo contexto, gerando impactos positivos para qualquer empresa, quando praticados corretamente. Para isso, é necessário aliar o desejo pela transformação digital com as tecnologias que impulsionam essa mudança.
Por isso, empresas que fecham os olhos para as ferramentas tecnológicas tendem a estar com os dias contados no mercado. Ainda mais quando consideramos a predileção do consumidor pela facilidade durante a experiência de compra. Com isso, o pilar da inovação é destacado como um excelente lembrete para a evolução de qualquer empresa.
Por mais que as tecnologias sejam vistas por empresários mais tradicionais como de difícil acesso, atualmente estão disponíveis a um clique de distância. Empresas e startups de tecnologia trabalham continuamente para oferecer as melhores novidades para o mercado de maneira acessível. Sendo assim, hoje, a inovação é totalmente atingível para qualquer marca.
Vale ressaltar que a falta de postura estratégica e tecnológica contribui com a ruína de milhares de empresas. Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 80% das empresas não mantêm nem ao menos 10 anos de vida no mercado.
Valor
Outro pilar fundamental para alcançar a transformação digital em um negócio, trata-se do valor ofertado ao consumidor, que vai muito além da valoração de produtos ou serviços. Quando fazemos referência ao valor, destacamos a contribuição da marca para com o consumidor, em como o negócio se torna importante para um cliente.
Logo, para se destacar em relação aos concorrentes, aspectos muito mais profundos como a essência de marca, a responsabilidade social e ambiental são vistas como fundamentais para gerar conexão com o público. Além disso, o negócio deve evidenciar e expressar a voz de seus consumidores para gerar maior identificação com as pessoas que a consomem.
Dessa forma, o valor da marca se estabelece como o seu diferencial em um mercado composto por uma variedade imensa de possibilidades. Porém, não deve ser encarada como uma proposta imutável, visto que as predileções dos usuários estão em constante oscilação.
Negócios
Os negócios e a forma de negociar também é outro aspecto visto como primordial para a transformação digital, ainda mais quando consideramos as predileções cada vez mais exigentes dos consumidores. Dessa forma, cada modelo de negócio forma a base para a evolução das empresas tanto no mercado físico quanto no digital.
Além disso, destacamos que no mundo atual os negócios ocorrem de maneira muito mais ampla, exatamente devido às transformações digitais que influenciam a negociação entre pessoas residentes em diferentes locais, regiões e países. Por isso, os negócios devem seguir as constantes atualizações propostas pelo mercado e pelos consumidores.
Essa influência ocorre especialmente para empresas que focam em vendas B2B, pois atualmente empresas que buscam por serviços de outras empresas já fazem a pesquisa por meio digitais, considerando as marcas que maior influência e relevância digital. Em razão disso, temos uma aceleração de negócios de diferentes contextos devido à facilitação de negociações online.
Saúde
Mais um ponto de extrema importância a ser considerado é o pilar da saúde, área essencial para estimular a evolução e capacidade humana. Isso ocorre devido ao serviço ser básico para a existência da humanidade, sendo assim, deve ser valorizado quando se considera a transformação digital.
A importância do pilar da saúde ascende ainda mais quando pensamos nas tecnologias disponíveis para possibilitar a telemedicina, que atualmente, é fundamental visto a rotina atarefada do consumidor contemporâneo. A relevância do setor é tanta que hoje é possível encontrar estratégias de marketing voltadas especificamente para o impulsionamento do segmento.
Educação
O pilar da educação surge como principal facilitador de experiências educativas no mundo atual, ainda mais quando pensamos na comodidade que temos atualmente para encontrar conteúdos virtualmente. Sendo assim, o que antes era de difícil acesso, hoje, é encontrado facilmente por meio de pesquisas simples, em motores de busca.
A tendência é que a educação seja cada vez mais valorizada e impulsionada pela transformação digital, ainda mais no cenário atual do mundo, com demandas que ultrapassam as barreiras da distância. Por isso, para os próximos anos a expectativa é um investimento cada vez maior na área.
Consumo
Para finalizar os pilares da transformação digital, destacamos o consumo como preceito mutável aos hábitos de consumo da população. A sua importância é igualmente equivalente aos demais, porém, trata-se de um dos mais visados do ponto de vista comercial.
Isso se dá pelo fato de que o empresário deseja que cada vez mais o cliente consuma, todavia, atualmente, esse consumo ocorre de maneira mais constante por parte do consumidor. Sendo assim, os desafios se ampliam e geram combustível para as empresas estarem em frequente atualização diante das inúmeras possibilidades dadas pela inovação tecnológica.
Além disso, devemos destacar que o pilar de consumo move a capitalização e a transformação digital simultaneamente, aquecendo de maneira constante o mercado. Por isso, é vista com apreço por parte dos comerciantes.
O impacto na experiência do cliente
Para expressar o impacto da transformação digital na experiência do cliente, devemos pensar em como as tecnologias impactam diariamente na vida das pessoas.
O mundo é sedento por novas possibilidades e já as tem como parte de sua vida, por isso, tendem a estar cada vez mais presente na realidade pessoal de cada um. Partindo deste ponto, é possível visualizar o impacto significativo que as tecnologias possibilitam a experiência do cliente, especialmente, quando destacamos as exigências cada vez mais elevadas.
O comportamento do consumidor se molda as atualizações do mercado e, assim, tende a continuar se transformando constantemente. Dessa forma, a tendência é que os clientes exijam cada vez mais facilidades e soluções durante sua experiência de navegação. Nada mais justo, considerando todas as tendências disponíveis em nosso cenário atual.
Mas é claro, que o impacto da transformação digital é diferenciado na experiência de cada cliente e, por isso, cabe as empresas o cuidado em continuar proporcionando possibilidades personalizadas para cada tipo de consumidor.
Além disso, devem cuidar para deixar uma marca positiva durante a conexão com o cliente, hoje em dia, o propósito deve ir muito além de vender.
Algumas tendências se destacam quando falamos do impacto da transformação digital na vida das pessoas, por isso, trazemos algumas tecnologias que facilitam a experiência virtual. Todas elas tendem a ganhar cada vez mais visibilidade nos próximos anos.
Tendências da transformação digital que impactam na experiência do cliente
Citamos acima os pilares da transformação digital para expressar a complexidade deste conceito quando tratado de maneira ampla, porém, quando focamos nos subprodutos dessa inovação, nos deparamos com tecnologias já muito conhecidas pela população mundial. Diante disto, destacamos as principais tendências da transformação digital com impacto diretamente na experiência do cliente.
Internet das Coisas
Pensando nas inovações que movem a transformação digital, destacamos a Internet das Coisas, tecnologia que permite conexão entre objetos físicos e/ou dispositivos iot com usuários conectados virtualmente e a internet. Dessa forma, fornecem ao consumidor soluções mais inovadoras e ágeis.
Como resultado, temos um mundo cada vez mais conectado e automatizado, fazendo-nos lembrar dos filmes de ficção científica que nos mostram uma realidade completamente tecnológica que permite a humanidade possibilidades incomuns e surpreendentes.
Com isso, na era digital o que reina é o dinamismo. Sendo assim, percorremos um caminho que nos levará a uma era já desejada por muitos, que será fundamental para escalarmos mais um degrau na jornada de evolução da humanidade.
Realidade Virtual e Aumentada
A realidade virtual e realidade aumentada contribuem para que a experiência do usuário seja cada vez mais imersa durante a navegação. Dessa forma, a conexão torna-se uma vivência que ultrapassa os limites físicos.
A diferença entre realidade virtual e realidade aumentada diz respeito aos aspectos propiciados por cada uma delas. Com isso, enquanto a realidade virtual gera um mundo 100% digital aos usuários, a realidade aumentada promove uma visão digital de elementos já presentes no mundo real.
Dessa forma, a realidade virtual é e se tornará cada vez mais presente na vida das pessoas, proporcionado uma contemplação em escala real de objetivos, produtos e até mesmo serviços. Com isso, as duas tecnologias devem ser tendência para os próximos anos, fazendo com que a tecnologia se amplie exponencialmente e alcance cada vez mais pessoas em todo o mundo.
A inclinação ao consumo de tecnologias de realidade virtual e aumentada tende a facilitar em específico a jornada de compra do usuário. Uma das principais queixas do consumidor virtual trata-se da dificuldade em ter certeza dos detalhes de um produto, com a realidade virtual essa barreira é ultrapassada.
Inteligência Artificial
Já a inteligência artificial surpreende com o uso da machine learning, ou em tradução livre aprendizagem de máquina. A tecnologia abriu as portas para um mundo completamente novo, onde o usuário viabiliza uma série de atividades com extrema facilidade e agilidade.
O ChatGPT, grande tendência da inteligência artificial em 2023, por exemplo, é uma das principais ferramentas deste tipo de avanço. Ele é capaz de gerar textos por meio de uma rede neural alimentada por uma abundante quantidade de informações relacionadas aos mais diversos temas para dar resposta rápida para o consumidor online.
Além disso, pode escrever códigos de programação, realizar contas matemáticas e muito mais. Tudo isso, possibilitado por algoritmos extremamente avançados, que coletam informações e tendências de navegação do usuário para proporcionar experiências de navegação personalizadas de acordo com suas predileções.
Big Data
O Big Data ganha destaque quando tratamos da experiência do cliente, devido à capacidade a captação e disposição de dados propiciados pela tecnologia. Dessa forma, os insights necessários para entender a predileção do consumidor são gerados em grande escala, servindo como excelente ferramenta de estratégia de marketing para as marcas.
O conceito de big data é extremamente complexo quando o queremos tratá-lo como algo palpável, porém, trata-se de uma fonte inesgotável de dados que é possibilitado graças ao avanço de grandes tecnologias. São informações preciosas que impactam cotidianamente a realidade de empresas em todo o mundo.
Como acompanhar as mudanças?
Empresas antigas ou novas podem sentir dificuldade de se adaptar a tantas mudanças, porém, devem vê-las como fundamentais para o sucesso do seu negócio. Para acompanhar tais transformações é necessário se aliar ao apoio de empresas já adaptadas as tendências do mercado digital.
A Hoogli, agência de marketing digital em Brasília, se propõem cotidianamente na missão de impulsionar empresas de diversos segmentos em seus respectivos objetivos, por meio de estratégias aliadas a transformação digital. Por isso, destacamos a seguir, os primeiros passos que devem ser seguidos para se adaptar ao cenário atual do mundo.
1. Planeje a mudança junto a sua equipe
A transformação digital gera impactos significativos a realidade de empresas, por esse motivo, deve ser incluída em negócios de maneira planejada. A organização é necessária para se tomar um passo de grande escala como este, sendo assim, junte a sua equipe e monte um plano de ação adequado para o seu negócio e condizente com o seu segmento.
Além disso, conte com a experiência de especialistas no assunto, já imersos no mundo da tecnologia. A Hoogli é antenada com as tendências da transformação digital e se empenha para entregar estratégias personalizadas para cada negócio, contribuindo com a sua autoridade no mercado digital.
Aliamos a ampla experiência da nossa equipe de marketing com o propósito da sua marca para proporcionar os melhores resultados a sua empresa. Além disso, oferecemos o suporte necessário para o seu empreendimento se destacar de maneira orgânica por meio da Gestão SEO.
Com o SEO em Marketing Digital, a sua empresa conquista o posicionamento que merece nos mecanismos de busca, assumindo posições de relevância nas pesquisas dos consumidores. Dessa forma, atraímos mais clientes para o seu negócio e impulsionamos o seu sucesso.
2. Invista em processos digitais
Para avançar em quesitos de transformação digital é fundamental ocorrer uma reestruturação de processos internos na organização, sendo assim, abandone processos antigos e invista na digitalização. Já passou da hora de se adaptar as novas tecnologias e propiciar cada vez mais facilidade para o seu consumidor.
Para isso, visualize o futuro digital do seu negócio e comece a atualizá-lo para as demandas atuais do mercado. Dessa forma, a sua empresa se beneficiará de tudo o que é propiciado pelas transformações digitais e, assim, seu empreendimento seguirá rumo a expansão acelerada.
Além disso, não se esqueça de manter a sua equipe especializada de novas tendências e tecnologias, é essencial que todos estejam harmonicamente seguindo o mesmo propósito. Por isso, invista na especialização de todo o seu time e promova um mundo novo de possibilidades também para os seus colaboradores.
3. Lidere a mudança em seu segmento
Por mais que a transformação digital esteja em plena ascensão, ainda se trata de um mundo desconhecido para muitas empresas, especialmente para negócios tradicionais. Porém, é um passo fundamental a ser tomado para alcançar mais consumidores no cenário atual.
Vale ressaltar que as empresas que se adaptarem rapidamente a tais mudanças ganharão maior relevância em relação aos empreendimentos que fecharem os olhos para a nova realidade do mundo. É necessário coragem e estratégia para se destacar no mercado atualmente, sendo assim, busque se destacar dos demais e lidere a mudança em seu segmento.
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