• Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Marketing Para Telecom: Principais Estratégias

Marketing Para Telecom: Principais Estratégias

A telecomunicação pode ser vista como um grande setor do mercado brasileiro. Em resumo, ela é responsável por possibilitar que aconteça a troca de informações por meio eletrônico, mesmo com grandes distâncias. 

Juntamente com o setor, também se vê a necessidade de vender e, sobretudo, de estar em todos os lugares. Uma empresa de telecom precisa de estratégias que vendem os seus produtos e serviços. É então que surge o Marketing Digital para Telecom. 

O Marketing (série de estratégias que utilizam técnicas mercantis, de venda, de design, e de publicidade), é uma opção que se destaca quando trabalha junto com empresas de telecomunicações.

Neste artigo, será possível entender mais como funciona o trabalho do Marketing Digital com as companhias de Telecom. Boa leitura!

Contextualizando: O Que São Empresas de Telecomunicações? 

Antena de uma empresa telecomunicações em primeiro plano. Atrás, é possível encontrar o céu, em tons de azul e laranja.

As telecomunicações, como já brevemente introduzidas, são um sistema que torna possível a troca de comunicação através de grandes distâncias, por meio da eletricidade e de outras condições.

Por exemplo, é a telecomunicação que possibilita a transmissão de dados, voz, som, foto e vídeo.

Em uma explicação mais sólida, os telefones, celulares, fibra ótica, internet, satélite e a transmissão de TV e rádio são todos parte da indústria das telecomunicações.

Pensando em uma organização que atua nesse mercado, é comum que ela busque vender os seus serviços para pessoas e outras empresas, como telefonia ou internet. 

O Marketing é uma estratégia que busca vender os produtos e serviços oferecidos pelas empresas de Telecom. Por se tratar de um nicho específico, é necessário que se adote ações que são mais efetivas no ramo. Conheça abaixo, alguns trabalhos do Marketing Digital que podem alavancar negócios de Telecom:

Estratégias de Marketing Para Telecom

Pessoas trabalhando sentadas, em mesas de computadores.

Dentro do Marketing, existem diversas áreas que atuam, de forma individual ou conjunta, para atender determinada empresa. Para alguns mercados, algumas ações podem fazer mais sentido e trazer melhores resultados.

O mercado das telecomunicações reage bem a muitas estratégias de Marketing Digital. Entretanto, se destacam algumas. Veja abaixo:

Anúncios do Google (Tráfego Pago)

Os anúncios pagos podem ser uma boa ação para telecom. Basicamente, é possível anunciar imagens, vídeos e páginas através de um investimento em dinheiro. Toda a campanha deve aparecer para o público-alvo da empresa, dentro da área desejada. 

A partir do trabalho de uma equipe de tráfego pago, algumas configurações são realizadas. A inteligência artificial do Google, com as informações e investimentos gestionados pelo tráfego, entende qual é a persona que a empresa deseja impactar e então direciona os anúncios para esses perfis.

Redes Sociais 

A equipe de Social Media atua no planejamento e na publicação nas redes sociais. Dessa maneira, as mídias são alimentadas com criativos e vídeos que dão visibilidade ao trabalho realizado pela Telecom, bem como promoções e serviços disponíveis.

Para uma companhia, é importante estar nas redes sociais, pois ela ganha maior relevância. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO é um conjunto de técnicas que, quando bem aplicadas, fazem com que algum conteúdo digital seja destacado pela plataforma em questão. No Google, por exemplo, o conteúdo com bom SEO é aquele que aparece entre as primeiras pesquisas. 

São utilizadas práticas otimizadas de tecnologia, conteúdo e autoridade, de forma a tornar alguma publicação autoridade. Assim, esse conteúdo é impulsionado de forma orgânica, dispensando a aplicação de anúncios pagos.

Criação e Otimização de Site

Possuir um site realmente eficiente, que vende a sua proposta, é o ideal no mercado atual. A concorrência é forte e vasta dentro desse mercado de Telecom. Por isso, um bom site se destaca nesse sentido.

O Marketing Digital possui profissionais especializados no desenvolvimento de websites. Inclusive, com essa estratégia, também é possível utilizar técnicas de SEO, que fazem essa página apareça em destaque. 

Mídia Offline 

A mídia offline é toda aquela que não envolve a internet, ou seja, está nas ruas, em placas, holofotes e outdoors. Hoje em dia se trata de uma prática mais arriscada, pois é uma ação mais tradicional, muito funcional quando não existiam as soluções digitais.

Entretanto, para empresas de telecomunicações, pode ser uma ação eficaz, pois ainda é um mercado que utiliza bastante mídia offline

Existem companhias de telefonia e internet que atendem algumas áreas específicas de uma cidade. Por isso, esse tipo de anúncio/campanha, realizado nessas regiões de atuação, pode trazer bons resultados.  

A Hoogli Realiza o Marketing da Sua Telecom!

A Hoogli, companhia de Marketing Digital situada em Brasília-DF, realiza todos os trabalhos citados no corpo do texto. Além disso, possui experiências de sucesso com as telecomunicações.

Todo o trabalho é realizado através do contato direto com o cliente, pois se entende que existe uma parceria, ao invés de uma mera relação negocial. 

Para falar mais sobre as suas queixas, os seus objetivos e as suas ambições, entre em contato com o nosso atendimento, que está sempre pronto para te escutar e, sobretudo, te entender. 


Leia também:  "Marketing Digital: Como Pequenos Negócios Podem se Beneficiar?".