Branding e Dia do Consumidor: Entenda a Relação

O Dia do Consumidor se tornou uma data memorável e uma das mais esperadas do calendário brasileiro. Devido às grandes ações promocionais que envolvem a data, esse dia acabou ficando marcado, fazendo com que os consumidores já o conheçam e estejam esperando por promoções incríveis.
 

Pagar mais barato é a meta de qualquer brasileiro que vai fazer compras, ainda mais quando os preços dos produtos (dos mais variados nichos) se encontram em constante elevação. Essa data comemorativa também consegue beneficiar as empresas, uma vez que movimenta o mercado. 
 

Uma área do marketing que está totalmente associada a essa data diz respeito ao branding. Por meio de ações específicas, tanto empresas quanto consumidores saem ganhando com as ofertas certas. Saiba tudo sobre essa relação com nosso artigo!
 

Como surgiu o Dia do Consumidor?
 

Saber a origem da data permite que promoções e ações tragam a essência da comemoração e mantenham ao máximo seu propósito. Neste caso em particular, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi celebrado pela primeira vez em 15 de março de 1962.
 

A data foi criada pelo então presidente americano John F. Kennedy para enfatizar os direitos de todos os consumidores: segurança, liberdade de informação e expressão. 
 

O Dia do Consumidor tornou-se um marco na defesa dos direitos do consumidor, pois gerou debates e pesquisas sobre o tema em diversos países.
 

No Brasil, as festividades, assim como as promoções com foco no cliente, foram consolidadas em 2014, em grande parte graças a uma iniciativa da empresa de comparação de preços Buscapé, que trabalhou com mais de 500 empresas de e-commerce para marcar datas em todo o país.
 

O jeitinho brasileiro
 

Uma curiosidade é que, no Brasil, essa data se tornou tão desejada e esperada pelos consumidores que acabou criando um evento: a Semana do Consumidor.
 

Isso mesmo: ao invés de separarmos apenas um dia de promoções, as gigantes brasileiras decidiram oferecer descontos exclusivos durante uma semana.
 

Essa estratégia se mostrou bastante certeira, uma vez que movimentou o mercado de forma única, equiparando esse período com outras datas muito importantes, como a própria Black Friday.
 

Como os consumidores se comportam
 

O Dia do Consumidor cresce cada vez mais. Em 2019, em relação a 2018, houve um aumento de 20% nas buscas pelo termo após a data combinada, apesar de um aumento significativo de interesse em comemorações anteriores. As principais diferenças destacadas são:
 

  •  Envio Grátis;
  •  Condições especiais de pagamento;
  •  Pontos adicionais em programas de fidelidade;
  •  Dinheiro de volta;
  •  Seguro grátis ou garantia estendida grátis.

 

Outro ponto importante para melhorar o relacionamento com o público é entender quais percepções e comportamentos envolvem o objetivo original do Dia do Consumidor, que é proteger os direitos dos compradores e aumentar a compreensão e respeito por eles.
 

De acordo com a mesma pesquisa realizada pelo Google, os entrevistados foram classificando como os mais importantes na hora de comprar:
 

  •  Atendimento prestativo;
     
  •  Promoções e propagandas verdadeiras;
     
  •  Entrega honesta de produto;
     
  •  Trocar produtos defeituosos;
     
  •  Estorno para compras erradas ou cobranças indevidas.


Como fidelizar clientes com o Dia do Consumidor

 

Devido à sua crescente popularidade entre o público, além de alavancar o desempenho de vendas, a data comemorativa apresenta uma grande oportunidade para as empresas fortalecerem o relacionamento entre clientes e marcas.

Ao final, as ações e atividades planejadas e executadas no dia podem ser um grande atrativo para novos consumidores e, ao mesmo tempo, melhorar o relacionamento com uma base de clientes já consolidada.

Como vimos, o bom atendimento ao cliente é prioridade máxima para o público. Seja na venda online, seja no relacionamento ou no pós-venda, o uso de ferramentas e recursos tecnológicos para atender às necessidades dos clientes é essencial quando aplicável para todos os tipos de negócios.

Uma das formas mais eficazes para fidelizar clientes é aproveitando os benefícios que o marketing digital pode oferecer. Para sermos mais específicos, podemos realizar um recorte dessa área e associar o Dia do Consumidor com o Branding. 
 

O que é branding?

 

O branding é responsável por englobar todas as estratégias de posicionamento, valores e propósito de uma determinada marca.
 

A missão do branding é despertar sentimentos únicos de modo a criar conexões conscientes e inconscientes que serão essenciais para que o cliente decida escolher sua empresa na hora de comprar algum produto ou contratar algum serviço. 
 

Por que o branding é importante?

A globalização aumentou a competitividade no mercado, e a demonstração da diferenciação da sua marca tornou-se mais que necessária, com um propósito além do posicionamento.
 

De acordo com pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, quando uma marca consegue se conectar verdadeiramente com os consumidores por meio de seu propósito, a percepção de preço muda: 67% dos entrevistados disseram que estariam muito dispostos a comprar de uma marca a qual estão associados a um propósito comum, mesmo que seja mais caro, porque veem o real valor nesta aquisição.

Possuir uma marca com personalidade e propósito é o que constrói uma identidade com as pessoas, que se identificam com suas histórias e causas.
 

Portanto, promover uma ótima experiência de marca é a chave para as referências, uma das armas mais poderosas para conquistar novos clientes atualmente.
 

Abaixo, você confere alguns dos principais benefícios que uma estratégia de branding pode oferecer as suas vendas:


Se destacar entre os concorrentes
 

Com a concorrência acirrada que a internet oferece, se destacar se tornou um desafio cada vez maior. Com uma estratégia de marca sólida, você pode se diferenciar de outras empresas do seu setor, tornando sua marca conhecida em seu nicho específico.


Despertar sensações
 

Como todos sabemos, comprar é mais do que adquirir coisas. Trata-se de desfrutar da boa sensação que aquele bem especial tem para oferecer. O branding permite que sua empresa comunique sentimentos ao seu público, transformando a venda em uma prática mais estruturada ao invés de apenas consumir um produto ou serviço. Seu objetivo é tornar essa ação necessária para o bem-estar do consumidor.


Fortalecer a identidade da marca
 

Essa é uma das vantagens da estratégia de marca. Com as medidas certas, sua marca pode ter sua própria identidade completamente única.
 

Apenas fazendo com que o cliente reconheça sua marca, você já garante um tipo de marketing gratuito. Por exemplo, sempre que alguém precisar de algo do seu setor, irá lembrar da sua marca instantaneamente.
 

Agora que você já entende sobre branding e como sua marca pode se beneficiar no Dia do Consumidor, está na hora de alavancar seu negócio marcando presença no mundo digital. Não perca tempo e contrate a Hoogli!

 

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